Por: Nerds Forever
O desenho do Scooby-doo foi criado em 1969 por Iwao Takamoto, pela Produtora “Hippie” Hanna-Barbera, ou como a Xuxa dizia, Tia Hanna Barbera no final da década de 60 .
A produção do desenho Scooby–Doo foi baseado ( sem trocadilhos), em ideias vigentes de sua época conturbada. A liberação sexual, as drogas, a rebeldia, a Guerra no Vietnã . Os jovens em uma reação pacifica e muito das vezes violenta ao assassinato de Martin Luther King, os Panteras Negras, e a paranoia da Guerra Fria. Esse espírito de rebeldia contestador efervescente se criava naquela época em Gothan, Metrópolis, até em Patópolis, menos no mundo surreal do Scooby-Doo.
Norville Rogers, mais conhecido como Salsinha, Fred Jones, Velma Dinkley e Daphne Blake , provavelmente parente de William Blake, um Poeta Inglês , parecem ser amigos de longa data. Viajando pelos quatro cantos dos EUA, não parecem realmente se importarem muito pelas mazelas do país capitalista e pelas questões políticas. Muito das vezes, Daphne é criticada pelo seu tom de nariz em pé, mas nos esquecemos de Fred e Velma que sempre se preocupam mais ganhar os louros da fama do que realmente se importam com a segurança de seus amigos. Exemplo disso, temos Fred que sempre coloca Salsinha e Scooby nas piores missões, como atrair assassinos para uma armadilha ou vigiar a casa depois de dirigir 5 horas até o Sul.
Um Sul aonde não encontramos diversidades cultural, só é enxergada uma comunidade de brancos, possivelmente oriundos de famílias ligadas ao KKK.
Inspirados no filme Sem destino (Easy Rider), esses jovens da classe alta da Califórnia não tinham grandes pretensões em deixar suas casas e irem desbravar todo o país. O que na verdade eles queriam, era se livrar das responsabilidades que deveriam ter, como tomar contar das empresas familiares, do governo, lembrando que o diretor da CIA, Richard Helms, propôs um aumento a vigilância policial sobre os jovens radicais dos Estados Unidos. Embora eles não se encaixem nesse estilo, suas roupas é claro, dizem o contrario. Para Fred e Salsinha, essa “aventura” poderia ser um disfarce ideal para fugir do alistamento do Exercito.
Muito interessante! Eu não sabia o verdadeiro nome do Salsicha.
ResponderExcluirUm garoto da Califórnia com sotaque nordestino, muito legal kkkkk